quinta-feira, 2 de agosto de 2007

Por que a urbanização da América Latina é excludente?

Além da tendência em formar grandes metrópoles, a urbanização no espaço latino-americano ocorreu, na maioria das vezes, de forma desordenada, o que propiciou o surgimento de áreas urbanas extremamente deterioradas.
Portanto, podemos afirmar que a urbanização da América Latina foi excludente, ou seja, na medida em que uma grande parcela da população não teve acesso as moradias adequadas e nem mesmo aos serviços urbanos mais essenciais, como saneamento básico, segurança e coleta de lixo, formou-se uma nítida segregação socioespacial no meio urbano. Desse modo, apresentam-se, de um lado, as áreas dotadas de ampla infra-estrutura e melhores serviços e de, outro lado, os bairros mais carentes.
A explicação para esse fenômeno reside nas próprias características que a urbanização assumiu em praticamente toda a América Latina. O crescimento das atividades urbanas nos países latino-americanos, sobretudo da indústria, não foi capaz de gerar novos postos de trabalho na mesma proporção em que aumentava a população nas cidades. Como conseqüência, um imenso contingente de trabalhadores passou a engrossar o chamado setor informal da economia, exercendo atividades que não possuem vínculo empregatício e ainda oferecem baixa remuneração, como é o caso dos guardadores de veículos, catadores de sucata e vendedores ambulantes, entre outros.
Essa situação provocou o empobrecimento de uma grande parcela da população que acabou não tendo condições econômicas de ocupar as áreas mais bem equipadas de cidade, onde os preços dos imóveis e alugueis são muito elevados.
Outro fator que muito contribuiu para essa realidade foi a omissão do Estado, que não realizou os investimentos necessários para dotar as cidades de infra-estrutura, equipamentos e serviços suficientes para garantir uma ocupação mais ordenada desses espaços urbanos.
Todas essas condições contribuíram para o agravamento dos problemas urbanos que atualmente atingem a grande maioria das cidades latino-americanas.
Na imagem, moradia em uma favela, na Bolívia.

Nenhum comentário: